Joga 10 Futsal é o campeão da Copa dos Campeões FutLiga 2019

Em jogo emocionante, Joga 10 Futsal fatura Copa dos Campeões FutLiga e leva caneco de campeão para o Ipiranga

Por FutLiga.com.br

30 de Abr de 2019 11:05

O Joga 10 Futsal se sagrou campeão da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal ao vencer o Detroit Futsal nos pênaltis, após empate em 1 a 1. Foi um grande jogo de futsal, de extremo equilíbrio, emoção e com tudo o que podia acontecer dentro de quadra.

Joga 10 Futsal, campeão da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal
Joga 10 Futsal, campeão da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal (foto: Ricardo Menezes)

A tarde começou com o jogo festivo entre o primeiro campeão da Copa dos Campeões FutLiga, o Toque Sutil, que jogou contra o Figuras Fáceis Futsal, um time formado de amigos e jogadores de diversos times de futsal, que foi fundado no dia da primeira final da Copa dos Campeões. Apesar de festivo, o jogo foi bastante disputado e o Toque Sutil Futsal venceu por 5 a 3.

Já pela final da Copa dos Campeões FutLiga, os times entraram em quadra com os uniformes exclusivos da final, produzidos pela DP Sports. O ginásio estava cheio, com torcedores que motivaram suas agremiações no decorrer de toda a partida. Na internet, os internautas votaram em quem seria o campeão da competição pela enquete no Instagram da FutLiga, e o resultado foi 53% para vitória do Joga 10 contra 47% para o Detroit.

Ginásio do CDC Ipasure estava lotado com torcedores do Joga 10 Futsal e Detroit Futsal
Expectadores e torcedores do Detroit Futsal e Joga 10 presenciaram a final da Copa dos Campeões FutLiga no CDC Ipasure (foto: Ricardo Menezes)

No retrospecto do campeonato, 2 equipes com trajetória bem distintas: do lado visitante, a equipe do Detroit (atual campeã do torneio), se classificou para a competição em 11º lugar no ranking, e vem jogando a competição desde o seu início em meados de janeiro. Precisou de 7 jogos para chegar à final, com 5 vitórias, 1 empate com vitória nos pênaltis e uma derrota, na árdua caminhada que incluiu uma vitória épica contra a equipe do Domitila nas quartas de final, que foi responsável pela única derrota do Detroit na competição.

Já o mandante Joga 10, se classificou em 2º lugar no ranking, e devido ao regulamento deste ano, começou a competição somente na segunda, fase, por ser cabeça de chave. Foram 3 vitórias e 1 empate com vitória na trajetória da equipe do Ipiranga. Apesar da caminhada “menor”, não faltou emoção para a equipe, especialmente na vitória nos pênaltis contra o Jiba do Jardim Primavera, também pelas quartas de final da competição.

Pré-jogo: Conversamos com Renato do Detroit Futsale Duzinho do Joga 10 antes do início do final.

PRÉ-JOGO! Renato do Detroit e Duzinho do Joga 10 comentam expectativa para a final da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal. #copadoscampeoesfutliga #futliga #final #futsal #futsalamador #copadoscampeoes

Publicado por Futliga em Segunda-feira, 29 de abril de 2019

O primeiro tempo

A partida começou com as equipes se estudando nos primeiros minutos, sem grandes emoções, tantos as primeiras chances de gol só aconteceram aos 3:30, com 2 finalizações seguidas a favor do Detroit. Aos 5 minutos, a primeira grande chance do Joga 10, numa triangulação perfeita entre Marcelinho, Rafa e a finalização de Rafa Santos. Logo em seguida, Vinícius respondeu para o Detroit com outra finalização perigosa. Aos 6:30, Mozza (Detroit) defende chute perigoso de Marcelinho. A partir daí, a partida fica concentrada no meio da quadra, especialmente com a iniciativa do Joga 10, que trocava passes e tentava achar algum espaço para finalização, mas, sempre sem sucesso. O Joga 10 marcava sob pressão na saída de bola adversária e conseguia retomar rapidamente a bola, enquanto o Detroit fazia marcação na frente de sua área e apenas cercava a troca de passes do adversário. A dificuldade em sair da pressão levou alguns minutos, até que aos 15 minutos, Vinícius (Detroit) finalizou na trave de Ariel.

Na volta do tempo técnico, o Detroit se espalhou mais na quadra, e com isso conseguiu manter a bola, trocar mais passes e finalizar no gol. Vinícius e Léo tiveram boas chances. Ao mesmo tempo, o Detroit pôs um pouco mais de pressão na marcação, forçando o Joga 10 a arriscar mais passes, e em uma dessas jogadas de risco, Galinha (Joga 10) errou um passe que foi interceptado por Pedro, que avançou a quadra toda, até achar Gabriel na esquerda, que jogou a bola pra área procurando por Léo. Mas, no meio do caminho, a bola foi desviada e entrou, enganando Ariel. Detroit 1 x 0 aos 18’15’’. O restante do primeiro tempo foi apenas entre as equipes esperando o intervalo.

No intervalo, entrevistamos os dois goleiros.

INTERVALO! Os goleiros Ariel do Joga 10 e Mozza do Detroit, comentam o primeiro tempo e estratégias para o segundo tempo da final da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal. #copadoscampeoesfutliga #futliga #final #futsal #futsalamador #copadoscampeoes

Publicado por Futliga em Segunda-feira, 29 de abril de 2019

O segundo tempo

Aos 2 minutos, Pulinho (Joga 10) faz um lindo drible na defesa, carrega a bola pela direita até a área adversária e finaliza, para boa defesa do goleiro Mozza. Aliás, durante alguns minutos, todas as principais jogadas de perigo do Joga 10 passaram pelos pés do camisa 7, seja driblando para abrir espaço ou finalizando. Aos 6 minutos, Marcelinho achou Cadu na área, que finalizou de primeira, exigindo outra grande defesa de Mozza. Durante alguns minutos, a partida se resumiu a pressão do Joga 10, que finalizava tanto com Pulinho, quanto com Marcelinho, Rafa e Rafa Santos. A esta altura da partida, o Detroit só marcava e tentava alguns lançamentos para Léo no pivô, que dominava, mas sempre sem sucesso. Apenas próximo aos 10 minutos, o pivô do Detroit conseguiu finalizar, para defesa de Ariel. No rebote, Vinícius teve a chance do segundo gol, mas chutou por cima. No minuto seguinte, em jogada pela lateral direita, Vinícius chuta para o meio da área, Léo apenas põe o pé para empurrar a bola para dentro do gol, mas ele acaba finalizando errado. Foram 3 chances em menos de um minuto que poderiam ter definido a partida.

Detroit Futsal, vice-campeão da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal
Joga 10 Futsal busca espaço na defesa do Detroit Futsal (foto: Ricardo Menezes)

Na volta do tempo técnico, Pulinho foi fazer o goleiro-linha. A partir daí, foi o Joga 10 tentando achar espaço para finalizações e o Detroit tentando se aproveitar dos espaços para encaixar um contra-ataque. Em mais um lançamento, Léo finalizou novamente com perigo. O Joga 10 continuou tentando encaixar um chute ao gol, mas sempre sem sucesso, e isso deixava sua torcida (que veio em grande número) cada vez mais angustiada com a aproximação do final da partida. Mas, a situação mudou aos 18’15’’, Pulinho achou Vecchini na direita, dentro da área, ele finalizou cruzado e conseguiu vencer o goleiro Mozza, empatando o jogo e levando dirigentes, atletas e a torcida do Joga 10 à comoção total dentro do CDC Ipasure.

Mesmo com o gol, a equipe do Joga 10 queria terminar campeã no tempo normal, e manteve o goleiro-linha para tentar o gol já nos instantes finais. Mas, no minuto seguinte, foi o Detroit quem quase finalizou a partida, quando Léo cobrou lateral no ataque e achou Pedro, que fez um lindo giro pra cima do marcador, e obrigou o goleiro Ariel a fazer uma defesa espetacular e salvar a partida. Fim de jogo no tempo normal e o título da Copa dos Campeões Futsal foi decidido pela quarta vez na história na cobrança de penalidades, sendo a terceira seguida.

Nas penalidades, Léo (artilheiro da competição com 12 gols) desperdiçou a primeira cobrança para o Detroit, chutando na trave. Na sequência, Vecchini e Renezinho (para o Joga 10) e Gabriel e Vinícius (para o Detroit) converteram suas cobranças. Com decisão empatada em 2 x 2, coube a Rafa fazer o gol do título, mas, o coube ao goleiro reserva Cris fazer uma defesa histórica e manter a disputa do título em aberto. Nas séries alternadas, Pedro e Bruno converteram para o Detroit, enquanto Marcelinho e Gustavo converteram para o Joga 10. Na 7ª cobrança, foi a vez do goleiro reserva Guilherme defender a chute de Juninho. Na última cobrança Pulinho marcou o gol do título. Fim de jogo e o Joga 10 do Ipiranga é o 14º campeão da Copa dos Campeões FutLiga de Futsal, uma das mais emocionantes disputadas até agora, visto a emoção que o jogo proporcionou até o final, e também nas cobranças de penalidades.

A defesa do goleiro reserva Guilherme do Joga 10 Futsall
Guilherme do Joga 10 Futsal defende a cobrança de Juninho (foto: Ricardo Menezes)

O campeão Joga 10 Futsal do técnico Faine e auxiliar Gui, jogou com Pulinho, Ariel, Cadu, Vecchini, Gabs, Gui, Gustavo, Marcelinho, Rafa, Rafa Santos, Renezinho e Galinha.

O vice-campeão Detroit Futsal do Lê entrou em quadra com Dil, Allen, B11, Juninho, Gabriel, Mozza, Léo, Cris, Pedro, Renato, Vinicius Souza, Tom e Boca.

Detroit Futsal, vice-campeão da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal
Detroit Futsal, vice-campeão da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal (foto: Ricardo Menezes)
Detroit Futsal, vice-campeão da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal
Mozza, goleiro do Detroit Futsal, recebe o troféu de vice-campeão da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal (foto: Ricardo Menezes)

Com 47 partidas realizadas a Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal encerra com 239 gols anotados, 12 deles marcados pelo artilheiro Léo do Detroit Futsal que levou a artilharia da competição. Este é o segundo troféu de Léo de artilheiro da Copa do Campeões, o primeiro veio em 2017, também com 12 gols.

Léo do Detroit Futsal
Léo do Detroit Futsal foi o artilheiro da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal com 12 gols marcados (foto: Ricardo Menezes)

A FutLiga agradece a confiança em cada equipe e parabeniza todos os times participantes, atletas, e espectadores da 14ª Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal. Aos que acompanharam a cobertura do evento interagindo nas redes sociais, e especialmente aos finalistas que proporcionaram um grande espetáculo fechando com chave de ouro este grande evento, nosso muito obrigado.

Nos vemos na próxima!

Por Sérgio Menezes

Joga 10 Futsal, campeão da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal
Joga 10 Futsal, campeão da Copa dos Campeões FutLiga 2019 de Futsal (foto: Ricardo Menezes)

FutLiga.com.br

A equipe da FutLiga seleciona as principais notas ou informações de primeira mão, e dá espaço para o internauta comentar.


  • BRASILEIRÃO 19