Os sistemas defensivos no Futsal

Por Eduardo Silva

21 de Jul de 2017 11:08

Olá amantes do futsal! Neste texto de hoje irei falar de um assunto muito importante, que pode-se dizer que é o alicerce de uma equipe de futsal: a DEFESA. Você já pensou como seu setor defensivo deve se colocar em uma partida de futsal? Não? Então vamos analisar...

No futsal podemos observar três sistemas defensivos que dominam uma partida: a Marcação por zona, Individual e Mista. Vejamos abaixo cada um deles:

  • Marcação por zona: Consiste em atribuir a cada jogador da equipe uma zona definida para realizar a defesa. O jogador se preocupa com o adversário apenas quando este adentrar o seu setor. Na Marcação por zona a preocupação é com a bola. O atleta deve se posicionar e realizar a estratégia de acordo com o local da quadra em que a bola está posicionada. Este sistema defensivo é geralmente utilizado por equipes que marcam atrás do meio da quadra, isto porque os jogadores estão próximos uns dos outros, o que facilita a cobertura e dificulta o ataque. Podemos definir alguns sistemas táticos que encaixam neste tipo de defesa:

    • Quadrado - Os jogadores se posicionam em 2x2, ficando cada jogador incumbido de exercer a marcação na sua zona;

    • Losango - Os jogadores utilizam do posicionamento da tática 1x2x1 para evitar o ataque adversário;

    • Posicionamento em Y - Proporciona maior compactação durante a tentativa de desarme tendo em sua formação a variação do 1x1x2 para o 2x1x1.

  • Individual: Tem sempre como referência o jogador adversário, o marcador terá que acompanha-lo por onde o mesmo se movimentar, não se preocupando diretamente com a bola. Neste sistema de marcação é necessário que cada atleta tenha conhecimento dos princípios básicos da marcação individual, são eles: identificação, acompanhamento, aproximação e abordagem. Na marcação individual não existe um esquema tático definido, apenas há a obrigação de acompanhar o jogador adversário. Entretanto, existem algumas variações dentro da partida que o treinador pode utilizar, por exemplo:

    • Pressão Quadra Inteira - Neste tipo de marcação a equipe deverá pressionar o adversário por toda a quadra, procurando reduzir ao máximo o espaço e o tempo de posse de bola do jogador, de forma que este não tenha tempo para escolher a melhor opção de passe;

    • Pressão Meia Quadra - Realizada somente na quadra de defesa deixando que a equipe adversária evolua com a bola até o meio da quadra. Em diante, há uma marcação intensa em busca da roubada da bola;

    • Meia Pressão - É a estratégia de marcação mais utilizada para o desarme, embora seja um tipo de marcação individual, ocorre também a preocupação em interceptar possíveis passes, ou seja, não se pressiona o adversário que está sem a bola ficando sempre um jogador para fechar a linha de passe dando a cobertura ao jogador que realiza a pressão.

  • Marcação Mista: É a união dos dois sistemas de marcação, marcação por zona e individual. É aplicada quando a equipe adversária tem um jogador que desequilibra a partida. Desta forma, realiza-se marcação individual neste jogador e marcação por zona ao restante da equipe.

Sistema Defensivo

Segundo Morato (2004), há alguns pontos positivos e negativos nos dois sistemas, vejamos quais são:

PONTOS POSITIVOS

ZONAINDIVIDUAL
Facilita a cobertura e a recepção do drible Diminui a opção de passes
Menor desgaste físico dos defensoresForça o erro adversário
Proporciona perigo contra ataquesMaior desgaste físico dos adversários
Impossibilita as bolas nas costas Dificulta o chute de longa distância
Fecha o meio da quadra Reduz o tempo de posse de bola do adversário
Diminui o tempo de reação do adversário

PONTOS NEGATIVOS

ZONAINDIVIDUAL
Possibilita o chute de longa distância Grande desgaste físico dos defensores
Aumenta o tempo de posse de bola do adversário Proporciona a movimentação do adversário
Encobre parcialmente a visão do goleiro Abre o meio da quadra, facilitando lançamentos
Infiltrações e bolas nas costas
Há maiores possibilidades de vantagem numérica do adversário
Na ocorrência de um drible, dificulta a recuperação e a cobertura.

Finalizo este texto ressaltando que para a escolha de alguns desses sistemas defensivos, deve ocorrer algumas observações: tamanho da quadra, placar e tempo de jogo, sistema tático do adversário e o nível de habilidade dos jogadores adversários.

Até o próximo e obrigado!


Eduardo Silva

Formado em Educação Física, terceiro colocado na Copa dos Campeões 2016 com o Paraisópolis. A convite da FutLiga vim compartilhar meus conhecimentos sobre futsal.


  • DRIBLE SPORTS